ENSINO FUNDAMENTAL I DE 9 ANOS

Aos alunos do Ensino Fundamental I, com relação à aprendizagem, são ofertadas propostas metodológicas destinadas à alfabetização e ao letramento.


As aulas contemplam o conhecimento prévio do educando e os educadores fazem a mediação e a sistematização dos conhecimentos científicos por meio de estratégias e instrumentos diferenciados de ensino: passeios, viagens pedagógicas, celebrações, eventos culturais. Contamos com: sala de leitura, audiovisual, laboratórios de química, biologia, informática, aulas de Educação Física, Arte, Inglês, iniciação esportiva, encontros de formação e evangelização, olimpíadas internas e outros.

Organização Diária


HORÁRIO DE ENTRADA E SAÍDA: 13h00 às 17h00

O limite de tolerância no horário de saída é de 15 minutos;


Saídas antecipadas ou ausências deverão ser comunicadas por meio da agenda, por telefone ou pessoalmente à coordenação;


UNIFORME: adotado para todos os alunos, pois possibilita flexibilidade nos movimentos, padronização, segurança e economia; e deve estar identificado com o nome do aluno;


AUTORIZAÇÃO: é imprescindível, sempre nas atividades extraescolares, que os pais assinem e devolvam-na, pois a Instituição não permitirá o aluno ausentar-se sem aquela;


MATERIAL ESCOLAR: deve estar identificado com o nome do aluno;


REUNIÃO DE PAIS: ocorre bimestralmente ou quando necessário;


BOLETIM ESCOLAR E AVALIAÇÃO RELATORIAL (1° ANO): são instrumentos para acompanhamento do desenvolvimento pedagógico do aluno;


ATENDIMENTO AOS PAIS: agendar com o(a) professor(a) ou equipe pedagógica nos horários de disponibilidade destes, via agenda ou telefone.

ENSINO FUNDAMENTAL II DE 6º a 8º ANO

Rumo às novas descobertas, ampliamos nosso saber nas diversas áreas do conhecimento, aprendemos novos conceitos, aprofundamos outros aprendidos e desenvolvemos uma maior capacidade de compreensão desse mundo chamado conhecimento científico. O Colégio São Francisco de Assis, fundamentado nos princípios do Instituto das Damas da Instrução Cristã e do seu Projeto Político-Pedagógico, concebe o educando como sujeito de sua formação no que diz respeito às dimensões humana, espiritual, intelectual, social e política.

Assim sendo, disponibilizamos, além das aulas regulares, aulas de laboratórios, leitura de paradidáticos, viagens pedagógicas, pesquisas, sala de multimídia, celebrações, comemorações, escolinhas e treinamento desportivo, encontros de formação e evangelização, contraturno de Língua Portuguesa e Matemática, projetos interdisciplinares e outros.


Organização Diária


HORÁRIO: 7h30 às 12h00;


TAREFAS DE CASA: estratégia usada por todas as disciplinas para reforçar os conteúdos trabalhados;


PESQUISAS: são realizadas em sala (em equipes) ou em casa (individ­ual). Acompanhadas de referência, roteiro, valor, data de entrega. O pro­fessor acompanha o processo, orientando e considerando não só o valor final, mas também, a execução delas;


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: duas avaliações somativas, com valores de 8,0 e 10,0. Os outros 2,0 pontos são distribuídos por meio de atividades contínuas (trabalhos, tarefas, etc.);


PROVA REQUERIMENTO: somente nas ausências justificadas, após 48 horas da avaliação aplicada anteriormente. O valor será pago por disciplina, com requerimento feito na Tesouraria;


CRONOGRAMA DE PROVAS BIMESTRAIS: elaborado pela supervisão e enviado, via agenda, para a família;


INTERVALO: 20 minutos;


CONTRATURNO: ofertado para alunos com dificuldades ou defasagem de aprendizagem, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática;


EXPO: amostra dos trabalhos realizados pelos educandos e educado­res nas diversas áreas;


PROJETOS: os projetos são desenvolvidos nas várias disciplinas e áreas do conhecimento buscando completar, por meio de vivências, o que é aprendido através da sistematização dos conhecimentos construídos ao longo do desenvolvimento humano:

  • ENCONTROS DE FORMAÇÃO: contempla atividades de formação e evangelização;

  • SHOW DE TALENTOS: os alunos têm a possibilidade de expressar seus talentos através da dança, canto, tocar instrumentos ou declamação de poesias produzidas pelos próprios alunos;

  • EXPO: apresentação de trabalhos científicos que foram realizados no decorrer do ano letivo;

5ª à 7ª SÉRIE

Rumo às novas descobertas, ampliamos nosso saber nas diversas áreas do conhecimento, aprendemos novos conceitos, aprofundamos outros aprendidos e desenvolvemos uma maior capacidade de compreensão desse mundo chamado conhecimento científico. O Colégio São Francisco de Assis, fundamentado nos princípios do Instituto das Damas da Instrução Cristã e do seu Projeto Político-Pedagógico, concebe o educando como sujeito de sua formação no que diz respeito às dimensões humana, espiritual, intelectual, social e política.

Assim sendo, disponibilizamos, além das aulas regulares, aulas de laboratórios, leitura de paradidáticos, viagens pedagógicas, pesquisas, sala de multimídia, celebrações, comemorações, escolinhas e treinamento desportivo, encontros de formação e evangelização e outros.


Organização Diária


HORÁRIO: 7h20 às 11h55.


TAREFAS DE CASA: estratégia usada por todas as disciplinas para reforçar os conteúdos trabalhados.


PESQUISAS: são realizadas em sala (em equipes) ou em casa (individ­ual). Vêm acompanhadas de referência, roteiro, valor, data de entrega. O pro­fessor acompanha o processo, orientando e considerando não só o valor final, mas também, a execução delas.


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: duas avaliações somativas, com valores de 8,0 e 10,0. Os outros 2,0 pontos são distribuídos por meio de atividades contínuas (trabalhos, tarefas, etc.).


PROVA REQUERIMENTO: somente nas ausências justificadas, após 48 horas da avaliação aplicada anteriormente. O valor será pago por disciplina, com requerimento feito na Tesouraria.


CRONOGRAMA DE PROVAS BIMESTRAIS: elaborado pela supervisão e enviado, via agenda, para a família.


INTERVALO: 20 minutos.


RECUPERAÇÃO NO CONTRATURNO: ofertada para alunos com dificuldades ou defasagem de aprendizagem, nas disciplinas de Português e Matemática;


DUC IN ALTUM: homenagem aos alunos com média bimestral geral acima de 8,5.


EXPÔ: amostra dos trabalhos realizados pelos educandos e educado­res nas diversas áreas.


SEBO: projeto que visa à interação entre alunos, assim como contenção de despesas na aquisição de livros.


CLUBE DE CIÊNCIAS: o Clube se propõe a trazer a ciência para o dia ­a dia, desvendar mitos e descobrir tabus científicos, qualificando-se como local para se desenvolver a imaginação e os questionamentos.


PROJETOS: os projetos são desenvolvidos nas várias disciplinas e áreas do conhecimento buscando completar, por meio de vivências, o que é aprendido através da sistematização dos conhecimentos construídos ao longo do desenvolvimento humano.


UNIFORME: adotado para todos os alunos, pois possibilita flexibilidade nos movimentos, padronização, segurança e economia; e deve estar identificado com o nome do aluno.